Equipe de Comunicação do XX Congresso Nacional do ECC
“Foi um presente de Deus compor este hino”. Assim o compositor do hino oficial do XX Congresso Nacional do ECC (Encontro de Casais com Cristo), Nivaldo Furlan, define a satisfação pela autoria da música. O compositor é de Álvares Machado e é casado há 34 anos com Maria José (Zezé) de Carvalho Furlan. Neste Congresso, o casal irá colaborar fazendo parte da equipe de Hospedagem. Veteranos no assunto, eles já participaram de outro Congresso - nos anos 1980 – e foi assim que aprenderam que a cada realização deste grande evento é produzido um hino oficial, abordando o tema e o lema.
A ideia inicial de escrever o hino surgiu de uma conversa informal, entre amigos, enquanto trabalhavam no serviço do ECC. “Quando recebemos a notícia de que Presidente Prudente iria sediar o próximo Congresso, me senti tocado pelo Espírito Santo e decidi escrever o hino sem compromisso”, lembra Furlan da época em que tudo começou, em novembro de 2010. No dia 7 de dezembro do mesmo ano, a composição saiu do pensamento e foi para o papel, processo que durou apenas 20 minutos. “Não sou eu quem escrevo minhas músicas, mas sim, atuo como um instrumento do Senhor. Estou certo de que é um dom”, declara o compositor.
Equipado com o tema do XX Congresso em mãos – “Família, projeto de Deus” – e com o lema – “Prudente é o homem que edifica sua casa sobre a rocha” –, Furlan explica que escreveu o hino a partir deles, porém tendo em mente um objetivo: remeter à acolhida. “Queria mostrar o quanto o povo de Presidente Prudente e região é acolhedor e feliz. Que aqui, há muito mais do que presídios e conflitos de terras”, ressalta. No entanto, o compositor confessa que a inspiração maior para escrever o hino foi sua família. “Minha família é a base da minha vida. Há muito da nossa vivência na letra”, revela.
Para o casal coordenador da Equipe de Canto do Congresso, José Reginaldo Ramos e Claudineia Rodrigues Ramos, o compositor alcançou as expectativas. “O hino cumpre com o seu papel de receber bem os congressistas que vêm de todo o País. É um hino de acolhida e que sintetiza o que eles vão encontrar por aqui – amor e acolhimento”, complementa o casal, casados há 30 anos.
Bibliografia – Furlan compôs sua primeira música aos 13 anos, inspirada em sua falecida avó. Daí em diante, a produção começou a ficar cada vez mais espontânea, e sempre com muita facilidade. “Minha esposa é uma das minhas maiores inspirações atualmente”, declara Furlan. Hoje, aos 53 anos, possui mais de 140 composições entre sambas, canções religiosas e hinos. Para concluir, o autor do hino oficial ensina: “tudo o que fazemos com amor e dedicação, tem um resultado maravilhoso e surpreendente”.
Autor do hino do XX Congresso Nacional do ECC, Nivaldo Furlan e sua esposa, Maria José |
Abaixo, você poderá ouvir o Hino Oficial do XX Congresso Nacional do ECC e acompanhar a letra.
REFRÃO
Bem vindos em nossa casa
Irmãos de todo Brasil
Jesus nos une no amor que abrasa
Nos faz da vela o pavio
Nossa cidade é sua morada
Nosso povo é a sua gente
Somos gratos por sua jornada
À Presidente Prudente
Família projeto de Deus
Templo de graça e missão
O Pai abençoa os filhos seus
Nos tornando felizes cristãos
Quem ouve as palavras e as pratica
É ser como o homem prudente
Constrói sua casa na rocha e não fica
Temendo as chuvas torrentes
Deus Pai é o nosso esteio
Jesus Cristo nossa muralha
No início, no fim e no meio
Nos protege em toda batalha
Bem vindos em nossa casa
Irmãos de todo Brasil
Jesus nos une no amor que abrasa
Nos faz da vela o pavio
Nossa cidade é sua morada
Nosso povo é a sua gente
Somos gratos por sua jornada
À Presidente Prudente
É tão bom nos encontrar
É bom juntos louvar ao Senhor
E ao mundo inteiro mostrar
A imensidão do seu amor
Este encontro é de alegria
Muita paz e oração
Jesus nos une, nos mostra e nos guia
E aquece nossos corações
Festa de alegria, irmãos
Unidos com o pai eterno
Deixamos a todos de coração
Um forte abraço fraterno
Bem vindos em nossa casa
Irmãos de todo Brasil
Jesus nos une no amor que abrasa
Nos faz da vela o pavio
Nossa cidade é sua morada
Nosso povo é a sua gente
Somos gratos por sua jornada
À Presidente Prudente
Letra de Nivaldo Furlan – 7/12/2010
Que maravilha sermos acolhidos pelo compositor do Hino do Congresso e que Deus está sempre presente em tuas composições.
ResponderExcluir