EMAIL DE CONTATO

EQUIPE DE COMUNICAÇÃO DO XX CONGRESSO NACIONAL DO ECC: eccprudente2012@gmail.com


Curta a fan page do XX CONGRESSO NACIONAL DO ECC no Facebook.

Painel Formação de Palestrantes


Equipe de Comunicação do XX Congresso Nacional do ECC

A experiência em formar palestrantes e discutir o Encontro de Casais com Cristo (ECC) enquanto um serviço-escola da Igreja Católica com seus deveres e responsabilidades para com a família será exposta pela Diocese de Jundiaí durante o XX Congresso Nacional do ECC.
O painel será apresentado pelo casal coordenador da Regional Sul I (que abrange todas as dioceses do Estado de São Paulo), Edna Maria Cardoso Miranda e Pedro Alves Miranda, de Campo Limpo (SP). De acordo com o casal, “este trabalho que iremos mostrar no Congresso, vem sendo colocado para nós desde que assumimos o Regional Sul 1 em julho de 2010 e por isso será de grande importância mostrarmos o que fazemos em nível regional para nível nacional”.
Segundo o casal, “uma das propostas deste painel é a necessidade de mostrar às pessoas que são palestrantes de citar em suas palestras fatos da realidade atual relacionando-os com os princípios evangélicos, colocando ao encontrista uma proposta de reflexão mais profunda que o faça revisar sua trajetória de vida”.
Edna e Pedro acrescentam que “a exemplo da Igreja que tem na Tradição Apostólica seu alicerce para a mensagem do Evangelho, o ECC também deve manter seu princípio concebido pelo seu fundador Padre Pastore: Simplicidade, Alegria, Doação, Pobreza e Oração”.
Outro ponto que será abordado é como incorporar as mudanças da vida moderna nas palestras do ECC, um movimento idealizado em 1970 pelo padre Alfonso Pastore. “A modernidade, as novas configurações familiares são elementos que não só podem como devem estar inseridos nas palestras, pois de certa forma estão alterando os princípios e valores da sociedade contemporânea”, revela o casal.
Como exemplo, o casal afirma que “quando o padre, com toda informatização oferecida pelo mundo de hoje, consegue unir o virtual ao ‘corpo a corpo’, ou seja, o contato presencial; a carta com o e-mail; o pedido de uma bênção com uma vela virtual; o tecnológico sem esquecer a pessoa, certamente terá sua paróquia
repleta de fiéis felizes e atuantes prontos para o trabalho pastoral”.
A base que o casal utiliza para tais afirmações é de que o ECC como serviço- escola da Igreja precisa manter em seu ensinamento a transmissão dos valores éticos do ponto de vista cristão como deveres e responsabilidades.
FOTO: ARQUIVO
Casal Edna Maria Cardoso  Miranda e Pedro Alves Miranda, responsáveis pelo painel Formação de Palestrantes, em Jaú (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi enviado para aprovação.