Equipe de Comunicação do XX Congresso Nacional do ECC
De 13 a 15 de julho de 2012, Presidente Prudente vai ser a sede do XX Congresso Nacional do ECC (Encontro de Casais com Cristo) e nesses três dias, a cidade será destaque na comunidade católica.
Mas o que vem a ser o ECC? O Encontro de Casais com Cristo é um serviço-escola da Igreja Católica, que tem como principal objetivo a evangelização das famílias. De acordo com o padre Dirceu Montovani, o ECC não é uma pastoral e muito menos um movimento, é um serviço-escola às famílias. “É feito para casais, visando despertá-los para viverem o sacramento do matrimônio”, explica o diretor espiritual.
O ECC foi idealizado, em 1970, pelo padre Alfonso Pastore, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de São Paulo, para ser desenvolvido em três etapas distintas: a primeira, o “Encontro”; a segunda, o “Reencontro”; e a terceira, o “Compromisso”. Pastore morreu em 2000, mas até hoje o documento que deu origem ao serviço-escola é utilizado pela Igreja Católica.
Até 2011, segundo levantamento do Conselho Nacional do ECC, foram realizados 85.355 encontros em 223 (arqui)dioceses brasileiras, com a participação de 2 milhões e 800 mil casais.
Na Diocese de Presidente Prudente, 40 das 51 paróquias oferecem o serviço do ECC. Segundo o casal coordenador diocesano, José Garcia Junior e Maria Aparecida Garcia, “o ECC teve início na cidade de Prudente em 1974 e até hoje já atendeu aproximadamente 25 mil casais”.
A participação de famílias deve aumentar a partir deste ano, segundo o padre Montovani. “Acredito que o ECC irá crescer muito mais em nossa Diocese com a realização do XX Congresso Nacional”.
Foto: Equipe de Comunicação
Cinéia e Antônio Ferreira ajudaram a implantar o ECC em Prudente e trabalharam em 30 encontros seguidos.
O ECC está presente na vida de muitos casais como Antônio Aparecido Ferreira e Cinéia Miguel Ferreira. Casados há 54 anos, contam que fizeram o ECC na cidade de Araçatuba (SP) em 1973 com outros casais para poder aprender e trazer aqui para Prudente. Porém, no ano seguinte, em 1974, quanto aconteceu o primeiro ECC prudentino, eles refizeram o encontro. “Quando começou aqui na cidade, tivemos que fazer novamente e também trabalhar, depois disso trabalhamos em 30 ECCs seguidos”.
Além disso, o casal Ferreira conta que também teve a oportunidade de ensinar outras comunidades. “Novamente junto com outros casais e um padre, fomos em 1979 até Ji-Paraná, em Rondônia, para passar toda a estrutura do ECC”, relembram.
Hoje, os dois se sentem realizados em ter a oportunidade de passar pela vida de tantos casais e, principalmente, em relação aos quatro filhos do casal, que também já fizeram o ECC. “Nós ficamos muito felizes e realizados, pois sentimos que a semente que foi plantada está dando muitos frutos”, falam emocionados.
Já na vida do casal Irineu Crespo Junior e Hilmara Sueli Crespo, o ECC aconteceu um pouco diferente. “Fizemos o ECC em 2009. Infelizmente, devido a alguns desencontros não conseguimos trabalhar, porém permanecemos firmes nas reuniões do círculo que acontecem pelo menos uma vez por mês”.
O casal Crespo ainda ressalta que, após o ECC, a união se fortaleceu. “Foi uma experiência nova, pensávamos que o ECC era para casais com problemas, mas percebemos que, para nós, o encontro não foi corretivo e sim preventivo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário foi enviado para aprovação.