EMAIL DE CONTATO

EQUIPE DE COMUNICAÇÃO DO XX CONGRESSO NACIONAL DO ECC: eccprudente2012@gmail.com


Curta a fan page do XX CONGRESSO NACIONAL DO ECC no Facebook.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

XX Congresso Nacional do ECC bate recordes


Equipe de Comunicação do XX Congresso Nacional do ECC

            Presidente Prudente provou assumir muito bem o posto de capital católica brasileira, durante o XX Congresso Nacional do ECC (Encontro de Casais com Cristo) – realizado nos dias 13, 14 e 15, no Campus II da Unoeste. Segundo os números oficiais, participaram do evento 3 arcebispos, 20 bispos, 213 padres, 40 religiosos e 310 casais – vindos de 255 dioceses no Brasil. Na equipe de trabalho, 1085 casais se doaram para a realização do evento. “Batemos o recorde de participação de bispos, religiosos e congressistas”, comemora o casal coordenador geral do congresso, Gerson e Isabel Cristina de Tilio.
Durante o evento, os congressistas assistiram a palestras formativas, estudaram temáticas envolvidas com o encontro e conheceram projetos desenvolvidos pela Igreja. Também, não faltaram momentos de espiritualidade, troca de experiências e confraternização. “Percebemos um nível de aproveitamento fantástico por parte dos congressistas”, comenta o casal. Eles também comemoraram o bom êxito das palestras, círculos de estudos e painéis. Para eles, todas as atividades “cumpriram seus papéis”.
            Para o bispo da diocese e atual assistente eclesiástico do Conselho Nacional do ECC, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, o congresso foi muito rico e concluído com êxito. “Deus providenciou tudo da melhor forma possível, principalmente em relação ao local, que foi muito propício. O congresso é fruto da graça de Deus, da dedicação e carinho das paróquias, padres, diocese e da família de Presidente Prudente”.
            A próxima cidade a receber o Congresso Nacional do ECC será Belo Horizonte (MG), em 2016.
Missão cumprida – A equipe dirigente do congresso, formada por cinco casais, acredita que o evento ultrapassou as expectativas. O casal coordenador geral, que integra a equipe dirigente, credita o sucesso ao entusiasmo da equipe de trabalho. “A equipe trabalhou de modo harmonioso, todos com muita dedicação e alegria”, comenta Gerson e Cristina.
Quem também elogia o comprometimento da equipe é o casal Finanças, Luiz Carlos e Isaura Garcia. “A espiritualidade dos casais e a doação de cada um, tanto pessoal quanto material, foi o que fez o congresso acontecer”, afirmam. Para eles, “os congressistas partiram com uma ótima impressão de Presidente Prudente e da diocese”.
Para o casal Fichas, Marcelo e Larissa Assumpção, durante três dias Presidente Prudente serviu às famílias cristãs de todo o País. Eles acreditam que os trabalhos realizados no evento terão uma continuidade. “Cada um em sua equipe, adquiriu mais conhecimentos que vão levar para a vida e repartir com os outros. É um trabalho que não tem fim, sempre estará presente de alguma maneira”, avalia Marcelo e Larissa.
O casal Palestra, Mario e Bernadete Zanutto, também acredita que este congresso terá vida longa. Responsáveis pela apresentação dos 18 painéis - experiências positivas de uma determinada diocese, que servirão como exemplo para serem desenvolvidas em outras dioceses no País -, eles já estão colhendo frutos. “Várias viagens já foram marcadas. Muitos painelistas vão passar adiante os projetos que aqui foram apresentados e que, felizmente, deverão ser implantados em outras dioceses”, informam Mario e Bernadete.
O casal Montagem, Ademar e Margarete Miyoshi, atrevem um resultado ainda mais ousado: “esta edição ficará para a história”. Eles, que já participaram de congressos anteriormente, garantem que a Diocese de Presidente Prudente surpreendeu, tanto no quesito organização quanto na acolhida. 

domingo, 15 de julho de 2012

Missa de encerramento do XX Congresso Nacional do ECC

FOTOS: LEANDRO CAMPOS E ALINE MARTINS
Entrada dos sacerdotes na missa de encerramento
Entrada dos sacerdotes na missa de encerramento
Altar foi formado por bispos de diversas dioceses brasileiras
Assistente eclesiástico do Conselho Nacional do ECC se emociona ao agradecer a participação dos congressistas e a dedicação da equipe de trabalho
Assistente eclesiástico presidiu a missa
Bispo com religiosos de Paracatu (MG)
Bispo diocesano de Presidente Prudente na missa de encerramento do XX Congresso Nacional do ECC
Bispo durante a consagração eucarística na missa de encerramento
Capelinha com a Padroeira do XX Congresso Nacional

Cerca de 1.000 congressistas participaram da celebração de encerramento
 











Gerson e Cristina de Tilio, casal coordenador geral do XX Congresso Nacional do ECC, se emociona ao encerrar seu traballho como dirigente
Padres congressistas acompanham a missa
Representantes da diocese de Belo Horizonte (MG), cidade escolhida para sediar o próximo Congresso Nacional do ECC em 2016
Casal da equipe de liturgia, ministros e sacerdotes presidiram a vigília de encerramento
Equipes de trabalho se reúnem para vigília de encerramento
Padre Dirceu Montovani, diretor espiritual do XX Congresso Nacional do ECC e o bispo da Diocese de Presidente Prudente durante adoração ao Santíssimo

Assistente eclesiástico encerra XX Congresso Nacional do ECC

FOTOS: LEANDRO CAMPOS
Dom Benedito pediu aos congressistas para continuarem fiéis à sua vocação no ECC
Equipe de Comunicação do XX Congresso Nacional do ECC

     Com a palestra “ECC – Serviço-escola da Igreja para evangelizar a família”, o assistente eclesiástico do Conselho Nacional do ECC, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, encerrou o XX Congresso Nacional do ECC (Encontro de Casais com Cristo). Segundo ele, o ECC ganhou muito em quantidade e qualidade nos últimos anos, tornando-se um “instrumento eficaz para ir ao encontro das famílias e evangelizá-las”.
     Para os casais presentes, Dom Benedito falou sobre a importância de estar com o coração cheio de Deus para realizar essa ponte entre Igreja e casais. “É só com o coração cheio de Deus que os encontristas conseguem trazer mais casais para o ECC”, ensinou Dom Benedito. Aos padres, ele ressaltou que o ECC é uma importante ferramenta nas paróquias no intuito de atrair mais casais. “Com mais encontristas, a comunidade terá, consequentemente, mais missionários”, apontou.
     Para o sucesso dos trabalhos, o assistente eclesiástico enfatizou sobre a necessidade da formação, tanto para os padres quanto para os casais. “É importante que o sacerdote se doe para participar de formações, inclusive incentivando os casais a fazer o mesmo. Casais formados são casais mais fortes para atuar no ECC”, explica, complementando que, com a formação, é possível realizar a troca de casais nas equipes, já que todos estarão formados e aptos a realizar os trabalhos. No entanto, ele alerta: “para facilitar os trabalhos, as formações devem ser de nível regional, e não setorial”. 
      Convidados – Durante a palestra, Dom Benedito convidou ex-assistentes eclesiásticos do Conselho Nacional do ECC - que estavam participando do congresso - para falar sobre suas melhores experiências no ECC e, assim, ensinar algo aos congressistas. O primeiro convidado foi Dom Diógenes Silva Matthes, de 81 anos. Sacerdote há 55 anos, ele foi assistente eclesiástico de 1985 a 1994. Em seus anos de caminhada, a lição que tirou é que os sacerdotes devem ser mais próximos da comunidade. “É preciso que os leigos sintam nos padres carinho e interesse”, ensina Dom Diógenes.
      O bispo Dom Waldemar Chaves de Araújo, de 78 anos, completou 50 anos de sacerdócio em 2012, que segundo ele, “valeram a pena”. Ele assumiu o posto de assistentes eclesiástico do Conselho Nacional em 1995, permanecendo no cargo até 2002. Para ele, a essência da Igreja Católica é a missão – papel que o ECC desempenha muito bem. “Quando implantamos o ECC em nossa comunidade, eu convidava os casais para me acompanharem em todos os momentos, reuniões, viagens. Graças a isso, hoje em dia eles cuidam de tudo, pois viram tudo desde o começo e conhecem este serviço a fundo”, conta Dom Waldemar. 
      O último a ter a palavra foi o bispo Dom Antonio Lino da Silva Dinis, de 69 anos. Ele foi o antecessor de Dom Benedito, tendo exercido o cargo de assistente eclesiástico de 2003 a 2010. Sacerdote há 46 anos, ele disse ser pecado casais aceitarem o convite para serem dirigentes ou diocesanos sem conhecer o serviço do ECC amplamente. “É necessário haver uma reta compreensão do que é o ECC, pois muitos querem mudar as coisas ao seu prazer, e não é assim. As diretrizes têm um propósito”, afirma.
      Dom Benedito retomou a palavra ao final e deixou um pedido a todos os congressistas: “continuem fiel à sua vocação no ECC”.
Dom Diógenes ensinou “é preciso que os leigos sintam nos padres carinho e interesse”
Com 50 anos de sacerdócio comemorados este ano, Dom Waldemar aconselha padres a engajar mais os casais nas decisões do ECC
Dom Lino diz que é necessário haver uma “reta compreensão do que é o ECC”

Palestra 3ª etapa: importância do trabalho dos casais fora da comunidade


FOTOS: MARCO BERALDO, JOSÉ CARLOS E ROSIANI TORTOLA
Dione e Ylêdo Menezes, casal assistente regional da diocese de Rio Branco (AC), ministrou palestra para cerca de 1.000 congressistas
Equipe de Comunicação do XX Congresso Nacional do ECC

Em clima de alegria e descontração, o casal Dione e Ylêdo Menezes, da Diocese de Rio Branco (AC), empolgou os congressistas com a palestra “Sal da Terra e Luz do Mundo- Vocação e Missão – dever e graça para todo”, voltada a 3ª etapa do ECC.
Durante a palestra, o casal reforçou a importância de todos serem sal e luz em qualquer ação humana. “A nova diretriz da CNBB pede para que sejamos discipulados onde quer que seja. Temos o dever de promover, respeitar a vida em todas as dimensões, e ser igreja a todo o momento”.
Ylêdo e Dione Menezes enfatizam a importância de não desistir da missão dada por Deus
Um dos objetivos de se discutir o tema é renovar e fortalecer a ação missionária dos casais diante dos desafios do mundo real. O casal Dione e Ylêdo acrescenta que “é importante motivar os casais que passaram pela experiência do ECC 3° etapa a exercer o seu discipulado missionário em qualquer ambiente da vida social, em meio às urgências das novas diretrizes da CNBB”.
Além disso, o casal salienta o dever de não desistirmos da nossa missão. “Se Deus nos escolheu, chamou e encorajou, não podemos quebrar esse elo, precisamos sempre ser luz e perfumar os caminhos por onde percorremos. Não podemos esquecer que Ele é a luz para o nosso caminho e que sem a espiritualidade não vamos a lugar nenhum.”
O casal Crélio e Leni de Oliveira, de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), Diocese de Ourinhos, já fez a 3ª etapa do ECC, e relatou que a palestra passou de forma positiva a mensagem trabalhada nesta fase do serviço-escola. “Ainda estamos um pouco limitados, já que trabalhamos de forma restrita à comunidade, promovendo a justiça social através das nossas pastorais. Porém, saímos daqui revigorados com essa palestra, adquirimos mais força para não desistirmos dessa missão”, esclarece o casal da paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Crélio e Leni de Oliveira de Santa Cruz do Rio Pardo (SP) da Diocese de Ourinhos



Coordenadores do congresso comemoram 23 anos de casados


Gerson e Cris pousam com a imagem peregrina oficial do XX Congresso Nacional do ECC 
Retrato: João Ricardo, Gerson, Cris e João Paulo 
Equipe de Comunicação do XX Congresso Nacional do ECC

            O XX Congresso Nacional do ECC (Encontro de Casais com Cristo) está tendo um gostinho especial para o casal coordenador geral do evento, Gerson Miguel de Tilio e Isabel Cristina de Tilio. Além do congresso ter registrado a maior participação de bispos, congressistas, membros na equipe de trabalho e religiosos em um congresso nacional, o casal comemora 23 anos de casados no último dia do evento, dia 15 de julho.
Muito queridos pela comunidade do ECC, Gerson e Cris iniciaram a caminhada nesta obra em 2002, quando participaram da 1ª etapa do ECC na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Na mesma igreja, o casal fez a 2ª etapa do ECC em 2004, e a 3ª etapa em 2006. Daí em diante, a obra já havia conquistado o casal, que começou a aceitar convites para se comprometer ainda mais. De 2008 a 2011, eles ocuparam a posição de casal Ligação Setorial I, do Conselho Diocesano, e em 2011, assumiram a coordenação Diocesana do ECC. O casal ainda participou do 25º Congresso Regional do ECC, realizado em São Paulo (capital), em2010.
Gerson e Cris frequentam a Paróquia Menino Jesus de Praga. Eles têm dois filhos, João Paulo e João Ricardo, membros do grupo de jovens ‘Amor Maior’, da paróquia ao qual participam.

“Acredito que as coisas dão certo em nossa família por conta dos meus pais serem bem conscientes. Sinto que as coisas ficaram ainda melhores quando meus pais fizeram o ECC, daí em diante, Deus começou a entrar em nossa casa. Eu tenho muito orgulho da minha família. Meus pais dão exemplo do que é o mais correto e foram esses bons exemplos que moldaram a minha índole”.
João Paulo, 21 anos

“Às vezes, minha opinião difere da de todos em casa, principalmente do meu irmão. Tenho sorte porque meus pais conversam com a gente e nos orienta. Tenho muito orgulho deles por trabalharem na Igreja, e sei que eles são exemplo para muita gente. Eles me ensinam muita coisa, posso não aplicá-las hoje em minha vida, mas sei que um dia eu vou”.
João Ricardo, 17 anos
 
“O casal Gerson e Cristina para mim, além de grandes amigos, o que mais admiro é a espiritualidade que vivem no seu dia a dia. Por ser um casal de oração, tiveram a nobre missão de coordenar o XX Congresso Nacional do ECC. Isso, sem dúvida, só foi possível pelo seu amor à eucaristia, à Igreja e à Maria. Parabenizo o casal. Que Deus continue abençoando o seu matrimônio e sua família”.
Padre Dirceu Montovani, diretor espiritual do XX Congresso Nacional do ECC


Show do Padre Zezinho emociona público

FOTOS: LEANDRO E EVELINE CAMPOS
Durante show, padre ressaltou a importância dos casais entenderem que o essencial de uma relação é o amor e o respeito

Fiéis se emocionam durante o show ao ouvir as reflexões do padre sobre a família
Equipe de Comunicação do XX Congresso Nacional do ECC

            Neste mês de julho, a Diocese de Presidente Prudente completa 52 anos, e para comemorar seu Jubileu de Ouro realizou na noite deste sábado (14 de julho) um show com o Padre Zezinho, vindo pela primeira vez à região. O motivo que trouxe o padre à cidade, não foi apenas o aniversário da Diocese. O show ocorreu no fim das atividades do segundo dia do XX Congresso Nacional do ECC, que discutiu questões referentes à família.
Cristãos comparecem em grande número no primeiro show de Padre Zezinho em Presidente Prudente
Bispo da Diocese de Presidente Prudente Dom Benedito, abençoou a comunidade
    “Por ser um religioso que trabalha com a mesma temática que o ECC (família), que possui músicas e realiza reflexões a respeito desse assunto, achamos que seria uma boa oportunidade para selar o que é tratado durante o Congresso, e estender a ideia de amor à família para toda a comunidade”, explicou o padre e diretor espiritual do XX Congresso Nacional do ECC, Dirceu Montovani.
Casal coordenador do XX Congresso Nacional relata a experiência que viveram ao organizar o evento
            Com a realização do XX Congresso na cidade, muitas pessoas envolvidas estiveram presentes no show. O casal que integra a equipe de trabalho responsável pelo café, Tercila e Edson Agudo, garantiu presença acompanhado pelos dois filhos. “Somos casados há treze anos, e a palavra que o padre transmite, a maneira como ele evangeliza, marcou nosso matrimônio”, relatou o casal.
O casal integrante da equipe de trabalho do Café, Tercila e Edson Agudo, com os filhos Maria Luiza e Antonio Henrique
            O padre e diretor espiritual da Diocese de Tocantinópolis (TO), Rusío Brito, contou que cresceu na vocação ouvindo as músicas do padre Zezinho, e afirmou que, hoje, ainda se alimenta das mensagens passadas pelo religioso. “Ouvi pela primeira vez uma música do padre em 1976. Ainda não tinha iniciado minha vida sacerdotal, mas desde então acompanho o trabalho dele e isso me faz um bem enorme”, resaltou o pároco da cidade de Araguaína (TO).
Diretor espiritual da diocese de Tocantinópolis (TO), padre Rusío Brito, cresceu na vocação acompanhando o trabalho de evangelização de padre Zezinho
            A comunidade também compareceu. O casal Maria de Lourdes e Antonio Santos levou filhas e netas para prestigiarem o show. “A mensagem que ele passa toca a alma, ele nos faz entender melhor o sentido da vida”, salienta Maria de Lourdes, que ainda completa: “Ele é um pai espiritual para todo cristão”.
Lucia Montanheri, Luiz Montanheri e Luma Montanheri acompanharam os avós no show de Padre Zezinho
Nem mesmo o frio espantou os fãs de padre Zezinho, milhares de pessoas compareceram ao show
            Uma área foi reservada no local do show para os congressistas e integrantes das equipes de trabalho. Para garantir, cerca de 120 jovens das paróquias Santa Terezinha, Menino Jesus de Praga, Santo Antonio e São João Batista envolveram o espaço com um cordão humano. “Como os congressistas estavam em um local distante do Parque do Povo (Campus II), delimitamos um espaço para assegurar que estes pudessem assistir ao show em um bom lugar”, explica o jovem da Paróquia São João Batista de Pirapozinho (SP), Nilson Junior.
Nilson Junior, da Paróquia São João Batista de Pirapozinho, chegou às 17h para garantir os lugares dos congressistas em frente ao palco do show
            Entre as músicas mais conhecidas do padre, estão “Maria de Minha Infância” e “Oração pela Família”, que é tida como um hino às famílias pela Igreja Católica. Durante o show, o padre enfatizou a importância dos pais na educação dos filhos.  “Os pais devem ser semáforos no trânsito da vida dos filhos, e eles, em contrapartida, devem respeitar a autoridade dos pais”, assegura. Para concluir afirma: “filho que vence os pais, não vencerá na vida”.
            O padre cantou ao lado do grupo “Ir ao Povo”, que o acompanha há quinze anos, desde a primeira formação.

Padre Zezinho recebe o carinho do casal coordenador geral do XX Congresso Nacional do ECC, Gerson e Cristina de Tilio